Notícias Contábeis

  • Home
  • /
  • Notícias Contábeis

Veja quem poderá se beneficiar com IPVA grátis em 2022

27/10/2021

Veja quem poderá se beneficiar com IPVA grátis em 2022



Mal o ano acaba e as contas começam a bater na porta. Uma das obrigações que tem início em janeiro é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para 2022, muitos motoristas estão preocupados, porque os valores a serem pagos devem aumentar, já que o preço dos veículos subiu. 

O cálculo do IPVA ocorre sobre o valor de mercado do automóvel mais a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos, que varia de 1% a 4% do valor venal do bem, conforme a definição de cada estado.

Mas você sabia que é possível ter isenção no IPVA? Quer saber se você é um deles? Quais os requisitos? Continue a leitura.

Ano de fabricação do veículo pode dar isenção

Para ser isento de IPVA, um dos itens que é levado em conta é o ano de fabricação do veículo. A norma varia de estado para estado. Portanto, vamos listar as regras em cada um deles:

Outros fatores que podem dar isenção de IPVA

Se o motorista conseguir comprovar alguma doença, poderá ter o IPVA grátis em 2022. Para isso, é preciso obter laudo médico em clínica credenciada pelo Detran do seu estado. Veja as situações que podem gerar isenção:

O calendário de pagamentos do IPVA ainda não está disponível É preciso aguardar o último reajuste na tabela FIPE, para determinar o valor exato ao qual os proprietários deverão pagar de imposto em 2022. Mas, até o final deste ano, será liberada para a população. 

Fonte: Jornal Contábil

Voltar